Ministro Alexandre de Moraes é o relator do inquérito dos atos antidemocráticos no STF.
O ministro do STF Alexandre de Moraes.| Foto: Divulgação/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou por mais 90 dias o inquérito sobre a suposta interferência de Jair Bolsonaro na Polícia Federal e também o inquérito, aberto em julho deste ano, que investiga uma suposta organização criminosa de apoiadores do presidente que atuaria nas redes sociais com "finalidade de atentar contra a Democracia e o Estado de Direito".

Nos dois casos, o prazo foi ampliado, "considerando a necessidade de prosseguimento das investigações e a existência de diligências em andamento". Com a decisão, o inquérito sobre Bolsonaro vai até 27 de janeiro de 2022, uma vez que o período adicional começa a contar a partir da data anterior de encerramento, 27 de outubro. Já a investigação sobre os apoiadores do presidente vai até 6 de janeiro, porque o prazo inicial terminou no último dia 6 de outubro.

Até o mês que vem, a PF deve tomar o depoimento de Bolsonaro. Na semana passada, ele comunicou ao STF que aceita ser interrogado de forma presencial. Ele informará a Moraes data, local e hora do depoimento.