O ex-juiz e pré-candidato à Presidência da República, Sergio Moro (Podemos).
O ex-juiz e pré-candidato à Presidência da República, Sergio Moro (Podemos).| Foto: Isaac Amorim/Ministério da Justiça.

O ex-juiz e pré-candidato à Presidência Sergio Moro (Podemos) afirmou nesta terça-feira (18) que os demais presidenciáveis estão "abraçados com a impunidade". Para Moro, a sua pré-candidatura é a única a criticar as anulações de processos conduzidos pela Lava Jato. "Eu tenho sido a única voz crítica à anulação entre os outros candidatos, eles estão abraçados com a impunidade e esse modelo de corrupção", disse em entrevista à rádio Jovem Pan.

Moro era juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável por julgar os processos da operação. Em abril de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a suspeição do ex-juiz ao condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso do tríplex do Guarujá. Com isso, todas as provas colhidas pela força-tarefa da Lava Jato e que davam sustentação ao processo foram anuladas.

"A gente precisa resgatar aquele espírito da Lava Jato que no fundo é a construção de um país mais justo, que ninguém está acima da lei. Esse discurso é o meu discurso. Nenhum outro desses pré-candidatos tem esse discurso porque eles não têm a credibilidade para oferecer isso", afirmou Moro. Ele voltou a dizer que considera a decisão do STF um "erro judiciário".