Sergio Moro
O ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da justiça de Bolsonaro, Sergio Moro.| Foto: Lula Marques/Fotos Públicas

O ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro Sergio Moro lamentou nesta quinta-feira (26) a morte por asfixiamento de um homem de 38 anos dentro de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Sergipe. No entanto, Moro disse que os profissionais da corporação são "valorosos" e que a "violência policial é rara".

"Lamentável ação em Sergipe de dois policiais da PRF. Mas que não se tome exceção como regra. Conheci de perto a PRF quando ministro. São profissionais valorosos e a violência policial é rara. Que tudo seja apurado e os culpados, punidos. Meus sentimentos à família do sr. Genivaldo", escreveu o ex-juiz da Lava Jato e ex-presidenciável no Twitter.

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, foi abordado em uma ação da PRF, na cidade de Umbaúba, a 101 km de Aracaju, colocado dentro de uma viatura tomada por fumaça e morreu por asfixia. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe apontou que Santos sofreu insuficiência respiratória aguda provocada por asfixia mecânica, segundo a Secretaria de Segurança Pública.

A PRF alegou que o homem teria sido agressivo. Vídeo gravado por moradores mostra Santos ainda vivo sendo trancado no porta-malas da viatura onde os policiais detonaram bombas de gás. A Polícia Rodoviária Federal em Sergipe diz que abriu um procedimento disciplinar para apurar a conduta dos policiais envolvidos.