Operação da Polícia Civil na comunidade do Jacarezinho, no Rio, nesta quinta-feira (6), terminou com 28 mortos.
Operação da Polícia Civil na comunidade do Jacarezinho, no Rio, nesta quinta-feira (6).| Foto: Reginaldo Pimenta/Estadão Conteúdo

Uma força-tarefa do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) vai investigar a operação no Jacarezinho, na zona norte da capital fluminense, que terminou com 28 mortos, entre eles um policial civil. "Vislumbramos que, em razão da complexidade das investigações e da repercussão, seria importante uma atuação coletiva especializada", disse o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos.

O MPRJ vai funcionar 24 horas para receber denúncias de irregularidades cometidas em operações policiais e estabeleceu um grupo de trabalho para debater em que situações podem ocorrer operações em comunidades. Um procedimento investigatório criminal para acompanhar a ação no Jacarezinho do MPRF deve durar quatro meses.

A Polícia Civil negou que tenha havido casos de execuções entre os suspeitos mortos no Complexo do Jacarezinho. Segundo delegados que participaram diretamente da operação, os suspeitos morreram em decorrência do confronto com os policiais.