O senador Humberto Costa (PT-PE)
O senador Humberto Costa (PT-PE)| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que a ida do motoboy Ivanildo Gonçalves da Silva à sessão da CPI da Covid do Senado desta quarta-feira (1) se dará por "livre e espontânea vontade" de Silva. Costa disse também que a presença de Silva é resultado de um trabalho feito pela secretaria da comissão. O senador avalia que, como Silva "concordou em vir" à CPI, é provável que ele não se recuse a responder às perguntas feitas pelos parlamentares.

Silva é funcionário da empresa VTC Log e teve seu depoimento marcado pela CPI para o dia anterior, a terça-feira (31). Ele, porém, obteve do Supremo Tribunal Federal (STF) um habeas corpus que lhe garantiu o direito de permanecer calado e de não comparecer à comissão. Ainda na terça, a CPI aprovou um novo pedido de convocação do motoboy, e o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), disse que entraria com um recurso contra a decisão do Supremo.

A CPI ouviria nesta quarta o empresário Marcos Tolentino, apontado como "sócio oculto" do FIB Bank. Mas ele alegou motivos de saúde e não prestará o depoimento na data. Com a ausência, a comissão conseguiu o reagendamento e a presença de Silva.