hamilton-mourão
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão| Foto: Romeiro Cunha/VPR.

O vice-presidente Hamilton Mourão confirmou nesta segunda-feira (16) ter participado de uma reunião com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso. Segundo Mourão, no encontro foram discutidos "temas da atualidade". A conversa ocorreu na casa de Barroso, em 10 de agosto, mesmo dia do desfile de blindados na Esplanada dos Ministérios. As informações foram divulgadas pelo Estadão.

"Conversamos sobre temas da atualidade. O ministro está criando uma comissão externa para melhorar a auditoria [das urnas eletrônicas], então acho que foi um passo importante", afirmou Mourão, nesta segunda. O presidente do TSE solicitou o encontro, após as declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre a possibilidade de não atuar nos limites da Constituição. Barroso teria procurado o vice-presidente para saber a posição das Forças Armadas com relação à fala de Bolsonaro.

No sábado (14), o chefe do Executivo afirmou que vai ao Senado pedir a abertura de processos de impeachment contra os ministros Barroso e Alexandre de Moraes. O vice-presidente disse que "acha difícil" o Senado aceitar os pedidos. "O presidente tem a visão dele. Ele considera que esses ministros estão passando dos limites em algumas decisões que têm sido tomadas, e uma das saídas dentro da nossa Constituição seria o impeachment", disse Mourão.