O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, ao lado do presidente Jair Bolsonaro.
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, ao lado do presidente Jair Bolsonaro.| Foto: Bruno Batista /VPR.

O vice-presidente, Hamilton Mourão, elogiou nesta sexta-feira (10) a "declaração à nação" feita pelo presidente Jair Bolsonaro para pacificar a crise entre o Executivo e o Judiciário. "O presidente tomou essa iniciativa, teve a grandeza moral de entender, e colocou por escrito, usou palavras fortes, [explicou que] foi tomado pela emoção do momento, no calor da disputa, e fez o seu mea-culpa", disse o vice-presidente a jornalistas durante uma agenda em Belém do Pará. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

Bolsonaro fez críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes durante os atos de 7 de setembro. As declarações aprofundaram a crise institucional. Nesta quinta-feira (9), ele disse que não teve a intenção de agredir outros Poderes, e com a mediação do ex-presidente Michel Temer conversou com Moraes.

"Ele tem dito que teve uma conversa preliminar com o ministro Alexandre de Moraes. Consequentemente, vejo um caminho aberto para que se retome o diálogo entre os três Poderes", afirmou Mourão. O vice-presidente participou das manifestações de 7 de setembro ao lado de Bolsonaro em Brasília.