Vice-presidente Hamilton Mourão anunciou o plano de redução do desmatamento e outros ilícitos na região da Amazônia.
Vice-presidente Hamilton Mourão anunciou o plano de redução do desmatamento e outros ilícitos na região da Amazônia.| Foto: Marcos Correa/PR

O vice-presidente Hamilton Mourão apresentou nesta quarta-feira (14) o Plano Amazônia 2021/2022, com metas de redução do desmatamento e combate a outros ilícitos ambientais na região amazônica. É a primeira vez que isso acontece no governo Jair Bolsonaro. O planejamento foi publicado no Diário Oficial da União. Em fevereiro, Mourão, que preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal, já havia antecipado que o foco do plano seria intensificar a fiscalização em 11 municípios da região com as taxas mais altas de desmate.

O plano formaliza uma meta de redução do desmatamento e das queimadas ilegais aos níveis médios registrados entre 2016 e 2020 pelo Prodes, sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O plano traz as diretrizes para a continuidade do combate aos crimes ambientais com retirada dos militares da região e o fim da Operação Verde Brasil 2, marcada para 30 de abril.

A apresentação do plano ocorre próximo da realização da Cúpula dos Líderes sobre o Clima, organizado pelo governo americano, nos dias 22 e 23 de abril, de forma virtual. Além de Jair Bolsonaro, outros 39 líderes mundiais foram convidados. O governo Joe Biden pressiona o Brasil a apresentar metas consistentes para redução do desmatamento na Amazônia.