O vice-presidente Hamilton Mourão
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O vice-presidente Hamilton Mourão classificou a aprovação do uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como "um excelente trabalho" e apontou que há vacina contratada para vacinar 70% dos brasileiros neste ano. A declaração ocorreu nesta segunda-feira (18) no dia em que o Ministério da Saúde iniciou a distribuição da doses da vacina Coronavac aos estados e deu início à vacinação em todo o país. (Veja a quantidade de doses por estado)

"A Anvisa fez excelente o trabalho dela. Tem aí duas vacinas aprovadas, tem vacina contratada para até o final do ano vacinar 70% da população brasileira, e, consequentemente, a gente chegaria numa situação, ao fim desse ano, com liberdade de manobra em relação a essa pandemia", afirmou.

Sobre a troca de acusações entre o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, Mourão desconversou. "Eu não vou entrar nesse detalhe. Isso aí tudo é politicagem. Eu não entro na politicagem. O meu caso aqui, você sabe que eu lido com as coisas de forma objetiva. Isso aí eu deixo de lado", disse. Pazuello acusou Dória de fazer "marketing" com a vacinação antecipada, enquanto o tucano pediu para que o ministro pare de recomendar cloroquina como tratamento precoce.