Procurador Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba
Procurador Deltan Dallagnol, ex-chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A corregedoria-geral do Ministério Público Federal (MPF) abriu sindicância para apurar supostas tratativas entre integrantes da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba com autoridades dos Estados Unidos e Suíça para a troca de informações. Apesar de ter começado no último dia 16, a apuração só foi tornada pública nesta quarta-feira (28). A informação foi divulgada pelo blog do Fausto Macedo, do jornal O Estado de S. Paulo.

A subprocuradora Elizeta Maria de Paiva Ramos, que é corregedora-geral do MPF, afirmou que a sindicância pretende esclarecer se houve irregularidades nas conversas entre a força-tarefa e as autoridades estrangeiras. A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusa a Lava Jato de fazer tratativas informais com autoridades americanas e suíças durante as negociações do acordo de leniência da Odebrecht. Os procuradores da Lava Jato negam.

Para a subprocuradora, há uma “dúvida razoável'' que precisa ser esclarecida. A abertura de sindicância foi apresentada ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, na ação que garantiu à defesa de Lula acesso às mensagens hackeadas. O ministro pediu esclarecimentos à PGR sobre a ação.