Roberto Jefferson - bolsonaro
O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB).| Foto: Weleson Nascimento/Divulgação PTB

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou nesta quarta-feira (7) o ex-deputado Roberto Jefferson por tentativa de homicídio contra quatro policiais federais que foram prendê-lo no dia 23 de outubro, em Levy Gasparian, município da Região Serrana do Rio.

Os agentes tentavam cumprir uma ordem de prisão determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Jefferson recebeu os policiais com tiros de fuzil e granadas. A Polícia Federal já havia indiciado o ex-parlamentar por quatro tentativas de homicídio.

O MPF também denunciou Jefferson por posse irregular de arma de fogo, por posse de armamento de uso restrito e por opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário público, informou o jornal O Globo.

Segundo a Procuradoria, Jefferson "tentou matar quatro Policiais Federais, com emprego de explosivo e de meio de que resultou perigo comum, mediante recurso que dificultou a defesa de autoridade e agentes no exercício da função […] e com emprego de arma de fogo de uso restrito, cujos resultados (mortes) não se consumaram por circunstâncias alheias à sua vontade".