Crianças nadavam no rio, perto de uma balsa usada por garimpeiros, quando teriam sido sugadas pela draga que faz a sucção de minérios.
Crianças nadavam no rio, perto de uma balsa usada por garimpeiros, quando teriam sido sugadas pela draga que faz a sucção de minérios.| Foto: MPF

O Ministério Público Federal vai investigar a morte de duas crianças indígenas por afogamento, ocorrida no dia 12 de outubro, na comunidade Makuxi Yano, região do Parima, Terra Indígena Yanomami, município de Alto Alegre, em Roraima.

Segundo relatos feitos por lideranças locais, as duas crianças nadavam no rio, perto de uma balsa usada por garimpeiros, quando teriam sido sugadas pela draga que faz a sucção de minérios. Um dos corpos foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros no dia seguinte e o outro, dois dias depois do incidente.

Entre as questões que serão investigadas estão a eventual responsabilidade de invasores da terra indígena e a possível omissão dos órgãos responsáveis pela proteção das comunidades em questão, informou o MPF. Já existem ações judiciais em andamento exigindo proteção territorial aos Yanomami e apurações sobre violações de direitos da comunidade.