sede do MPF do Paraná, sede da Lava Jato
Sede do Ministério Público Federal do Paraná, onde funcinou a força-tarefa da Lava, dissolvida em 1.º de fevereiro.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que suspenda a investigação aberta pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, sobre a conduta dos procuradores da Lava Jato. As informações são do site O Antagonista. O documento foi assinado pelo subprocurador-geral José Adonis Callou de Araújo Sá e enviado à ministra do Supremo, Rosa Weber, relatora de um pedido feito pelos procuradores para suspender a ação contra eles. O STJ já havia afirmado que daria continuidade ao inquérito sobre os procuradores.

Em fevereiro, o STJ abriu o inquérito no STJ de ofício, a partir das mensagens hackeadas de membros da força-tarefa da Lava Jato. O presidente do STJ pretende apurar se os procurados tentaram investigar, de forma clandestina, o patrimônio dos ministros da Corte. Sá argumenta que os procuradores já são alvos de procedimento administrativo interno no MPF e que o STJ “não possui fundamento normativo válido para o tipo de investigação que pretende realizar”.

“A completa rejeição do uso de provas ilícitas para investigar e punir tem sido afirmada de modo uniforme pelo STF, independente da gravidade do crime e da condição de quem o pratica”, disse o subprocurador. Para ele, os fatos denunciados são graves e precisam de investigação adequada.