CPI da Covid enquete
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) assumiu a relatoria da CPI da Covid.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), defendeu na sessão desta quarta-feira (12) a investigação do orçamento de R$ 3 bilhões do governo federal para atender aliados. Os parlamentares ouvem o ex-secretário de Comunicação Fábio Wajngarten. "Eu acho que essa é uma investigação pertinente que haja aqui", afirmou Renan.

A sugestão, que partiu de Renan Calheiros, veio após o início de uma discussão entre os parlamentares envolvendo a pressão de integrantes governistas do colegiado para o início das investigações dos repasses federais feitos a estados e municípios.

Ao defender a investigação dos repasses, o senador Fernando Bezerra citou que o governo teria desembolsado R$ 173 bilhões de reais de recursos, mas, antes de terminar seu ponto, Bezerra foi interrompido pelo presidente da CPI, Omar Aziz, que cobrou consistência nos números apresentados pelos parlamentares.

No meio da discussão, Calheiros afirmou que a discussão não ia "chegar a lugar nenhum". Uma reportagem do Estadão aponta suposto esquema para aumentar a base de apoio no Congresso em emendas, boa parte delas destinada à compra de tratores e equipamentos agrícolas.