renan calheiros - 500 mil mortes - covid
Senador Renan Calheiros, relator da CPI da Covid.| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou nesta sexta-feira (9) que senadores não podem ter medo de “ameaças, de intimidações, de quarteladas”. A declaração foi feita em meio a tensão entre as Forças Armadas e o Senado, e críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro à comissão. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo.

“Nós vamos em frente, sem medo e investigando quem precisar ser investigado. Nós não podemos ter medo de arreganhos, de ameaças, de intimidações, de quarteladas. Nós vamos investigar haja o que houver, nada vai nos impedir”, disse o senador. Ele afirmou também que a CPI vai investigar fatos relativos às pessoas que cometeram irregularidades, e não instituições.

“Nós não vamos investigar instituição militar, longe de nós; nós temos responsabilidade institucional. Agora, nós vamos, sim, investigar o que aconteceu nos porões do Ministério da Saúde. E, na medida em que esses fatos forem sendo conhecidos e essas provas foram sendo apresentadas, nós vamos cobrar a punição dos seus responsáveis, sejam eles civis, sejam eles militares”, disse.