Nova reforma da Previdência para estados e municípios: Tasso Jereissati
SEgundo Tasso Jereissati (PSDB-CE), senadores devem lançar mão de uma PEC específica com nova reforma da Previdência para estados e municípios| Foto: Pedro França/Agência Senado

Uma nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) deve começar a circular. Segundo o senador Tasso Jeireissati (PSDB-CE), o presidente da casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), já fechou um plano para uma nova reforma da Previdência para estados e municípios serem incluídos em uma PEC paralela à 006, que está em discussão na Câmara. Com isso, haverá regras específicas de aposentadoria para servidores públicos estaduais e municipais. A informação foi divulgada na Agência Senado.

Tasso Jeireissati é relator da comissão especial do Senado que acompanha a PEC 006 e, para ele, a exclusão desses entes governamentais foi um equívoco, já que foram excluídos no substitutivo dos deputados. “A questão foi colocada talvez de uma maneira muito emocional. Se conseguirmos passar aqui, quando voltar para Câmara, será outro clima”, disse.

Segundo Jeireissati, o Senado não deve mexer no texto aprovado da reforma principal, que virá da Câmara. Até mesmo o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), aprova a ideia de uma nova reforma da Previdência para estados e municípios. “Não é possível existirem regras para servidores públicos federais que sejam diferentes das regras para servidores públicos estaduais e municipais”, destacou.