vacina-são-paulo
As duas principais vacinas em aplicação no Brasil, a Coronavac/Butantan e a de Oxford/Fiocruz, usaram linhagens celulares derivadas de fetos abortados na produção ou nos testes.| Foto: Jonathan Campos/Agência Estadual de Notícias

Um novo calendário de vacinação em São Paulo foi anunciado. Agora, a imunização deve atingir pacientes com algumas doenças ou condições crônicas e idosos de 64 anos. De acordo com o governador João Doria (PSDB) pessoas com síndrome de down, transplantados e pacientes em terapia renal (diálise) serão vacinados a partir do dia 10 de maio. Ao todo, serão 120 mil indivíduos neste grupo.

De acordo com o novo calendário de vacinação, em 11 de maio começará a imunização dos trabalhadores de transporte dos sistemas metroviário e ferroviário. Em 18 de maio será a vez dos motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais. A categoria reúne cerca de 170 mil pessoas.

A vacinação de pessoas de 64 anos será antecipada para o dia 23 de abril. Já os idosos com 63 anos poderão tomar a vacina a partir de 29 de abril. Pessoas de 60 a 62 anos serão contempladas na campanha a partir de 6 de maio. Como já havia sido anunciado anteriormente, os idosos com 65 e 66 anos começarão a ser imunizados nesta quarta-feira, 21.