O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso.| Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, recebeu o apoio de entidades da sociedade civil e partidos de oposição ao governo, após ser atacado pelo presidente Jair Bolsonaro. Em reunião, as organizações reafirmaram o "apoio incondicional ao sistema eletrônico de votação". A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo.

Em carta entregue a Barroso, as entidades também ressaltaram que "ameaçar a não realização de eleições em 2022, caso o resultado das urnas possa vir a contrariar os interesses daquele que detém o poder, é ofensa grave que não se pode tolerar".

Saíram em defesa do ministro e da urna eletrônica: a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Na Câmara dos Deputados, os líderes da oposição divulgaram uma moção de solidariedade ao presidente do TSE. Bolsonaro chegou a afirmar que caso o voto impresso não fosse aprovado, não haveria eleições em 2022. "Eleições no ano que vem serão limpas. Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições", disse o presidente, no início de julho.