O ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, deve deixar a pasta em março para disputar a eleição.
O ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, deve deixar a pasta em março para disputar a eleição.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, confirmou nesta sexta-feira (4) que pretende deixar a pasta em março para concorrer ao governo do Rio Grande do Sul. Onyx irá deixar o DEM e se filiar ao PL, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro. A legislação determina que candidatos saiam do Executivo pelo menos seis meses antes da eleição. Neste ano, o prazo final é 2 de abril.

"Conversei com o presidente e, no dia 22 de março deste ano, dentro da janela partidária, eu vou assinar a ficha no PL. De certa forma, eu vou voltar para casa, já que os meus dez primeiros anos de vida pública foram dentro do PL. Aí será o pré-lançamento, como determina a lei, da candidatura ao governo do Rio Grande do Sul", disse o ministro em entrevista à BandNews.

Nesta quinta-feira (4), o Bolsonaro afirmou que 11 dos 23 ministros devem deixar o governo para disputar as eleições. "Dia 31 de março, um grande dia, é um pacotão: 11 saem, 11 entram. Da minha parte, vocês só vão saber via 'Diário Oficial da União'", disse o mandatário, informou a Rede Amazônica. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, confirmou, também nesta sexta, que pretende disputar o governo de São Paulo.