Polícia Federal em São Paulo.
Departamento de Polícia Federal em São Paulo.| Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) afastou um delegado da corporação suspeito de participação no esquema na Operação Black Flag nesta terça-feira (11). A investigação apura fraudes financeiras e lavagem de dinheiro na ordem de R$ 2,5 bilhões. Os agentes cumprem 15 mandados de prisão e 70 de busca e apreensão no Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. A Justiça autorizou o bloqueio de contas e investimentos dos investigados no valor de R$ 261 milhões, sequestro imóveis e congelamento de transferências de bens.

De acordo com a PF, as fraudes foram descobertas a partir de fiscalizações da Receita Federal, que detectou movimentações financeiras suspeitas. Com o avanço da investigação, que já dura dois anos, os agentes chegaram a uma rede de pessoas físicas e jurídicas fictícias usada nas operações.

O nome da operação, "Black Flag", faz referência à bandeirada preta usada para desclassificar corredores automobilísticos em competições. Isso porque, segundo os investigadores, parte do lucro dos crimes era usado pelos investigados para financiar o esporte.