O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE)
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) é um dos parlamentares contra a realização do desfile militar.| Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Parlamentares de oposição ao governo Jair Bolsonaro anunciaram nesta segunda-feira (9) que irão acionar a Justiça para tentar impedir a realização do desfile militar da Marinha previsto para esta terça-feira (10), em Brasília. Mesmo dia em que está prevista a votação sobre a PEC do voto impresso no plenário da Câmara dos Deputados. O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) vai protocolar um mandado de segurança na Justiça do Distrito Federal contra o desfile.

"Nós do PSOL entraremos com mandado de segurança na Justiça do DF contra desfile militar amanhã, durante a votação do voto impresso. Bolsonaro e os militares mais próximos provocam a sociedade e querem ameaçar o Congresso. Golpismo inaceitável! Segundo ele, a movimentação é uma ameaça ao Congresso e um 'golpismo inaceitável'", disse em postagem no Twitter.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e a deputada federal Tabata Amaral protocolaram uma ação em conjunto. Para Vieira, "é um absurdo gastar recursos públicos em uma exibição vazia de poderio militar".