Os senadores Davi Alcolumbre e Rodrigo Pacheco.
Presidente da CCJ, Davi Alcolumbre, e presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta terça-feira (23) que a sabatina de André Mendonça pode ser marcada na próxima semana. O presidente Jair Bolsonaro indicou Mendonça a uma vaga no Supremo Tribunal Federal em julho. O ex-ministro espera desde então que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), paute sua sabatina. Segundo Pacheco, após meses de resistência a sinalização é de que o tema será destravado.

O presidente do Senado se reuniu nesta terça com Alcolumbre e com o líder do governo na Casa, Fernando Bezerra (MDB-PE). “Então há a previsão de realização de todas essas sabatinas no esforço concentrado, inclusive do ministro André Mendonça. E eu espero que o presidente Davi possa designar as datas das reuniões na semana que vem para um cumprimento dessa missão", afirmou Pacheco. De acordo com a Folha de S. Paulo, ele afirmou que ouviu do próprio Alcolumbre que a sabatina pode ocorrer durante o esforço concentrado para a votação de indicações, na semana que vem.

"[Alcolumbre] Sinalizou que vai fazer todas as sabatinas, todas as apreciações que precisam ser feitas pela CCJ, assim como a senadora Kátia Abreu fez em relação à Comissão de Relações Exteriores com os embaixadores que estão indicados e as demais comissões e assim sucessivamente", disse Pacheco.