Lula recebeu o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, nesta segunda-feira (29).
Lula recebeu o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, nesta segunda-feira (29).| Foto: EFE/André Coelho.

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) apresentou nesta segunda-feira (29) um requerimento para moção de repúdio contra a visita do ditador venezuelano, Nicolás Maduro, ao Brasil. Maduro foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto, com honras de chefe de estado.

Girão pede a inserção de “voto de repúdio ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em razão de sua relação amistosa com o reconhecido ditador Nicolás Maduro e a recepção em solo brasileiro com honras de Chefe de Estado”. Na Câmara, o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) apresentou "moção de repúdio à visita oficial ao Brasil" de Maduro.

"A vinda do ditador Nicolás Maduro ao Brasil sinaliza grave mensagem do nosso país no cenário político internacional. No mínimo, omissão e complacência do atual Governo brasileiro com o regime ditatorial, corrupto e opressor que por ele é mantido na Venezuela. Não é demais lembrar os incontáveis desrespeitos aos direitos humanos e a destruição do Estado de Direito na Venezuela", diz um trecho da justificativa.

O deputado federal Messias Donato (Republicanos-ES) protocolou, na Comissão de Direitos Humanos, uma moção de repúdio ao presidente por receber o ditador da Venezuela. Donato ressaltou que “diariamente venezuelanos fogem do regime ditatorial de Nicolás Maduro em busca de uma vida minimamente digna. Sendo muitos desses recepcionados pelo próprio Brasil”.