O deputado Daniel Silveira (PSL-RJ)
Lideranças da oposição pretendem entrar com uma ação contra o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) no Conselho de Ética da Casa.| Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Os partidos de esquerda (PT, PSB, PDT, PCdoB, Psol e Rede) fecharam questão para que os deputados destas bancadas votem pela manutenção da prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). Juntas, essas siglas somam 126 parlamentares na Câmara.

Além disso, as lideranças da oposição pretendem entrar com uma representação contra o parlamentar no Conselho de Ética da Casa.  A prisão de Daniel Silveira foi decretada pelo ministro Alexandre de Moraes e referendada pelos demais ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Contudo, caberá ao plenário da Câmara manter ou não a prisão do deputado do PSL. A votação vai ocorrer na manhã de quinta-feira (18) e será aberta e nominal. Ou seja: o voto de todos os deputados que estiverem na sessão será público.

A decisão de mantê-lo preso ou libertá-lo será decidida por maioria simples entre os parlamentares presentes. Ou seja, caso os 512 deputados registrem presença na sessão (ao todo são 513, somando o próprio Daniel Silveira, mas ele obviamente não poderá votar), serão necessários ao menos 257 votos pela manutenção ou não da prisão.

No ano passado, por exemplo, a Câmara teve uma votação semelhante, mas que envolvia o afastamento de um deputado. Na ocasião, o plenário anulou decisão do STF que afastou do mandato o deputado federal Wilson Santiago (PTB-PB).