infecções - mortes - covid-19 - coronavírus
Brasil pretende doar testes para Covid-19 ao Haiti, se o país tiver insumos para realizá-los.| Foto: AFP

O Ministério da Saúde pretende doar parte dos cerca de 5 milhões de testes para Covid-19 encalhados em um armazém federal e que vencem a partir de abril. O governo quer entregar ao Haiti um 1 milhão desses exames. Segundo o Estadão, outro lote foi oferecido a hospitais filantrópicos e Santas Casas, mas a expectativa é que essas instituições recusem.

Em novembro, o Estadão revelou que o ministério guardava 7,1 milhões de exames do tipo RT-PCR e a maior parte (96%) estavam perto da validade e teriam que ser descartados entre dezembro e janeiro. Porém, o produto ganhou mais quatro meses de validade e 2,1 milhões de exames foram entregues até agora.

Para realizar os testes de detecção da Covid-19 são necessários cotonetes swab, tubos coletores, reagentes de extração do RNA e outros insumos que o Brasil não comprou em grande escala. Uma equipe do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, está em Porto Príncipe para negociar a entrega e avaliar se o país tem condições de receber o material.

O Itamaraty e o Ministério da Saúde afirmam que o governo haitiano pediu a doação dos testes. Já a Embaixada do Haiti no Brasil disse que não “está a par” das conversas. O governo brasileiro estaria negociando diretamente com o Ministério da Saúde do Haiti.