Cerca de 60 policiais federais e oito auditores da Receita Federal cumprem 18 mandados de busca e apreensão.
Cerca de 60 policiais federais e oito auditores da Receita Federal cumprem 18 mandados de busca e apreensão.| Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (18) uma operação contra um grupo criminoso suspeito de praticar assaltos a bancos e posterior lavagem de dinheiro. A ação conta com a participação da Receita Federal. Cerca de 60 policiais federais e oito auditores da Receita cumprem 18 mandados de busca e apreensão nos municípios de Jucurutu (RN), Patos (PB), Chapadão do Sul (MS), Águas Lindas (GO) e Rio de Janeiro (RJ). Também foi realizado o sequestro de contas e bens dos suspeitos de participação no esquema.

“No decorrer da investigação, foram levantadas informações dando conta de esquemas de obtenção de vantagem econômica ilícita conhecida popularmente como agiotagem, bem como lavagem de dinheiro em bens advindos de tal delito, tendo a Receita Federal passado a se aprofundar na análise fiscal dos envolvidos”, diz nota da Polícia Federal.

Segundo a corporação, as investigações comprovaram ainda a utilização de laranjas e a suspeita de que empresas de fachada podem ter sido criadas nos últimos anos para movimentar a quantia arrecadada pelo grupo criminoso. “Também foi apurada a existência de associação entre os investigados, o que configura conduta de organização criminosa, dada a estrutura hierárquica e a divisão de tarefas”, aponta a PF.