Polícia Federal-passaporte
PF faz operação contra fraudes em licitações| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A Polícia Federal no Piauí deflagrou nesta terça-feira (12) a Operação Campanile para investigar supostos crimes de fraude à licitação, falsidade ideológica e organização criminosa envolvendo recursos destinados à pandemia da Covid-19. Os contratos foram fechados entre a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e três empresas fornecedoras de equipamentos hospitalares, medicamentos, insumos e estruturas modulares para instalação de hospitais temporários.

Policiais federais e auditores da Controladoria-Geral da União (CGU) cumpriram 18 mandados de busca e apreensão em Teresina, Joca Marques e Parnaíba, no Piauí, e em Pelotas (RS) e São Paulo (SP). As ordens foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Segundo os investigadores, a ofensiva tem o intuito de aprofundar as investigações acerca de irregularidade nos processos de dispensa de licitação bem como de execução dos contratos. Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí informa que colabora com as investigações e afirma que todos os "procedimentos contratuais e licitatórios obedecem, rigorosamente, o que prevê a lei".