Operação PF
Nova operação da PF é um desdobramento da ação realizada em fevereiro que encontrou trabalhadores em situação análoga à escravidão.| Foto: Polícia Federal/divulgação

A Polícia Federal de Caxias do Sul (RS) realiza nesta sexta (17) mais uma operação de combate ao trabalho análogo à escravidão na Serra Gaúcha, um desdobramento da ação realizada em fevereiro que encontrou 207 pessoas nesta situação, que trabalhavam na colheita da safra de uva.

São cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi dentro da Operação Descaro. De acordo com as investigações, a operação visa “coletar novos elementos de prova para esclarecimento dos fatos ocorridos em 22 de fevereiro”.

Um dos mandados, diz a PF, é acompanhado pela Corregedoria da Brigada Militar. Até o momento, foram identificadas seis pessoas envolvidas, que são alvos das medidas judiciais executadas nesta sexta (17) e, possivelmente, “integrem uma organização criminosa voltada à prática do crime de submissão ao trabalho escravo”.

Imagens divulgadas pela corporação apontam a apreensão de pelo menos nove armas e dezenas de munições em um dos locais alvos das buscas.

As investigações apontam que os trabalhadores eram recrutados em outros estados, principalmente na Bahia, por uma empresa prestadora de serviços de apoio administrativo. Os relatos indicam que as vítimas resgatadas estavam sem receber salários, contraiam dívidas com juros abusivos e tinham a liberdade de locomoção restringida, além de sofrerem agressões físicas.