A chefe de gabinete do governador do Acre, Rosângela Gama, é suspeita de obstruir as investigações.
A chefe de gabinete do governador do Acre, Rosângela Gama, é suspeita de obstruir as investigações.| Foto: Divulgação/PF Acre.

A Polícia Federal prendeu preventivamente nesta quarta-feira (22) a chefe de gabinete do governador do Acre, Rosângela Gama, por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela é suspeita de obstruir as investigações sobre atos de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a cúpula do Governo do do Acre, comandado pelo governador Gladson Cameli (PP).

No último dia 16, a Polícia Federal deu início a operação Ptolomeu que identificou um grupo criminoso, controlado por empresários e agentes políticos ligados ao governo estadual para desviar recursos públicos. Nesta manhã, foi deflagrada a 2ª fase da operação. Segundo a PF, servidores públicos estariam tentando obstruir a investigação e destruir "provas essenciais para a continuidade das apurações".

Com isso, foi instaurado um novo inquérito policial, "visando a apuração do crime de obstrução de investigação de organização criminosa", diz nota da PF. Nesta fase da operação, os agentes cumprem cinco mandados de busca e apreensão, na cidade de Rio Branco (AC), "em endereços relacionados aos envolvidos no embaraço às investigações". De acordo com a polícia, a pena prevista é de prisão de três a oito anos, além de multa. A informação foi divulgada pela CNN Brasil.