aviões da FAB
Prisão de sargento brasileiro com drogas em avião da FAB na Espanha, em 2019, deflagrou investigação da Polícia Federal.| Foto: FAB/Flickr

Um homem suspeito de ameaçar testemunhas da investigação que apura o uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para o transporte de drogas foi preso pela Polícia Federal, nesta segunda-feira (18), em Brasília. O empresário Marcos Daniel Gama, também conhecido como Chico Bomba, foi apontado pela PF como "um dos líderes e financiador" do grupo criminoso.

O esquema foi descoberto após a prisão do sargento brasileiro Manoel Silva Rodrigues, em junho de 2019, em Sevilha, na Espanha. Ele transportava 37 quilos de cocaína em um voo da comitiva do presidente Jair Bolsonaro que seguia para o Japão. Em fevereiro do ano passado, Rodrigues foi condenado pela Justiça espanhola a seis anos de prisão e ao pagamento de multa de 2 milhões de euros.

Gama estava em casa, no Lago Sul, área nobre de Brasília, quando foi preso. A PF informou que ele pode responder por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, com penas que podem chegar a 30 anos de prisão. A detenção preventiva foi executada no âmbito da Operação Quinta Coluna, que apura a atuação do grupo criminoso. Um mandado de busca e apreensão também foi cumprido.