Quadrilha usava pequenas embarcações pesqueiras e mergulhadores profissionais para fazer o carregamento e transporte marítimo das drogas até a Holanda.
Quadrilha usava pequenas embarcações pesqueiras e mergulhadores profissionais para fazer o carregamento e transporte marítimo das drogas até a Holanda.| Foto: Marinha/Divulgação

Uma operação da Polícia Federal realizada nesta terça-feira (24) cumpre 12 mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A ação, envolvendo 60 agentes, busca desarticular uma quadrilha suspeita de tráfico internacional de drogas por meio de pequenas embarcações pesqueiras e mergulhadores profissionais, que faziam o carregamento e transporte marítimo de cocaína para a Holanda.

Segundo a PF, a organização criminosa atuava no Rio de Janeiro, transportando a droga até o Espírito Santo. Os investigados, usando o subterfúgio da pesca artesanal e do mergulho, realizavam de forma organizada o transporte de grandes carregamentos de cloridrato de cocaína para o Porto de Rotterdam, na Holanda, com a ajuda de organizações estrangeiras.

As investigações duraram dois anos e contaram com o apoio das capitanias dos Portos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Durante esse período foram apreendidos 200 quilos de cocaína, R$ 827 mil em dinheiro, 14 veículos de luxo e seis imóveis de alto padrão nos municípios do Rio de Janeiro, Mangaratiba (RJ) e Guarapari (ES).