Fábio Faria, ministro das Comunicações.
Fábio Faria, ministro das Comunicações.| Foto: Alan Santos/PR

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a reabertura do inquérito contra o ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN), por suspeita de receber propina da Odebrecht na eleição de 2010. O vice-procurador-geral, Humberto Jacques de Medeiros, considera que existem “novos elementos de prova” para justificar a volta da investigação, segundo o Estadão.

A manifestação foi enviada à ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber, relatora do caso na Corte. A PF encontrou nos sistemas de contabilidade paralela da Odebrecht citações de pagamentos que teriam beneficiado o grupo político do deputado. O relatório aponta que Fábio Faria era identificado pelos codinomes de “Garanhão” e “Bonitinho”.

Em 2019, a investigação foi arquivada a pedido da própria PGR por falta de provas. Com os novos indícios, Medeiros pede que o caso seja encaminhado para a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte. O advogado de Faria, Celso Vilardi, disse ao STF que o relatório da PF não traz nenhum fato novo.