A PGR se manifestou nesta terça-feira (29) sobre notícia-crime apresentada contra o presidente Jair Bolsonaro.
A PGR se manifestou nesta terça-feira (29) sobre notícia-crime apresentada contra o presidente Jair Bolsonaro.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que aguarde a conclusão da CPI da Covid para decidir sobre a abertura de inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro para evitar investigações concorrentes. A manifestação foi assinada pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros. A informação foi divulgada pelo portal G1.

"Se o Poder Legislativo está a investigar com excelência comportamentos aparentemente ilícitos com todas as competências necessárias, qual seria o motivo para que no Supremo Tribunal Federal se abra uma investigação concorrente, tomada por freios e contrapesos institucionais e sem igual agilidade?”, diz o documento.

A ministra do Supremo, Rosa Weber, enviou na segunda-feira (28) à PGR a notícia-crime contra o presidente. A ação foi apresentada pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Jorge Kajuru (Podemos-GO) e Fabiano Contarato (Rede-ES), que apontam suposto crime de prevaricação por parte de Bolsonaro envolvendo a compra da vacina Covaxin.