Notificação de Covid-19
Ferramenta usada por estados e municípios para o envio de notificações relacionadas à pandemia ao Ministério da Saúde é retomada.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A plataforma e-SUS Notifica, utilizado para centralizar as informações sobre casos confirmados e mortes em decorrência da Covid-19 no país, voltou a funcionar nesta terça-feira (21), após onze dias fora do ar. Utilizado desde março de 2020 pelos estados e municípios para o envio de notificações relacionadas à pandemia, o sistema estava indisponível desde que o Ministério da Saúde foi alvo de um ataque hacker, na madrugada do dia 10 de dezembro.

A Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional investigam o episódio. No dia da invasão aos sistemas, o Ministério informou que era cedo para afirmar categoricamente que nenhum dado foi perdido, apesar dos backups mantidos pela pasta e pela mantenedora do serviço de armazenamento em nuvem.

Outras ferramentas seguem prejudicadas, como o aplicativo Conecte SUS, que reúne as informações de saúde dos cidadãos, incluindo a vacinação. Ao portal UOL, a pasta afirmou que a ferramenta de registro e-SUS Notifica foi restabelecida e que as ações seguem com vistas a retomar o mais rápido possível as demais plataforma impactadas.