Podemos autorizou as negociações de uma federação com o Cidadania.
Podemos autorizou as negociações de uma federação com o Cidadania.| Foto: Danilo Martins/Podemos

A Executiva Nacional do Podemos autorizou a negociação para formar uma federação partidária com o Cidadania. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (31) por meio de nota. Segundo o Podemos, o objetivo é "unir a terceira via e fortalecer a construção de um projeto sólido e plural de Brasil" nas eleições de 2022.

"Entendendo a importância da somatória de forças que representem uma alternativa equilibrada ao País, hoje representada no Cidadania pela pré-candidatura do senador Alessandro Vieira, o Podemos entende haver sinergia do projeto liderado por Sergio Moro com este relevante partido e com outras agremiações do centro democrático", diz a nota.

O Cidadania é disputado também pelo PSDB, do governador e pré-candidato à Presidência, João Doria (SP). Na última quinta-feira (27), a Executiva Nacional do PSDB aprovou, por unanimidade, o avanço nas negociações com o partido para a formação de federação partidária. Em nota, os tucanos afirmou que as aproximações entre os partidos foram "adiantadas pelas lideranças nos estados". Na federação só é possível um candidato à Presidência. Para o Podemos, a federação com o Cidadania "poderá congregar uma única e forte candidatura à presidência".