Protestos violentos Brasília
Convocação urgente de agentes, delegados e escrivãoes ocorre um dia depois dos violentos protestos de domingo (8), em Brasília.| Foto: Andre Borges/EFE

O delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) convocou com urgência, na manhã desta segunda (9), todos os delegados, agentes e escrivães da corporação por conta das prisões decorrentes das invasões ao Congresso, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) neste domingo (8).

Em uma nota publicada no Twitter, o delegado-geral Robson Cândido da Silva ordena que todos os servidores policiais se apresentem ao diretor-adjunto do DPE (Departamento de Polícia Especializada), Nilton Joaquim de Oliveira, por conta da “alta demanda e situação de crise em razão dos atos antidemocráticos ocorridos neste domingo (8)”.

“Cumpre ressaltar que estão sendo realizadas inúmeras prisões, com previsão de chegada de vários ônibus que seguem em direção ao Setor Policial Sul de Brasília nesta manhã (9)”, completou a nota.

De acordo com informações divulgadas mais cedo pela PCDF, 300 pessoas foram presas após os protestos deste domingo (8). Outras 1.200 foram detidas pela Polícia Federal, segundo o Ministério da Justiça, no acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército que foi desmontado na manhã desta segunda (9).

Também pelo Twitter, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso, afirmou que 44 pessoas foram detidas em flagrante pela Polícia Legislativa. De acordo com ele, foram apreendidos machadinhas, facões, porretes e estilingues com esferas de aço usados para atacar os policiais.