Pessoas detidas Brasília
A Polícia Civil do Distrito Federal atualizou nesta segunda (9) o número de pessoas detidas após protestos em Brasília no domingo (8).| Foto: André Borges/EFE

A Polícia Civil do Distrito Federal (PDCF) atualizou, na manhã desta segunda (9), o número de presos após as invasões ao Congresso, ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal (STF). São 300 pessoas detidas que estão passando por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal, identificados e ouvidos nos autos do inquérito que foi instaurado, disse a corporação em uma postagem no Twitter.

Até a noite de domingo (8) eram 170 pessoas presas suspeitas de “participar dos atos criminosos praticados contra as sedes dos Poderes da República".

A PCDF também informou que equipes de papiloscopistas, peritos criminais e médicos legistas foram convocadas pelo delegado-geral da corporação, Robson Cândido da Silva, na manhã desta segunda (9) para atender à alta demanda de pessoas detidas suspeitas de cometer atos criminosos na Esplanada dos Ministérios.

Houve destruição nos três prédios, com vidros quebrados, móveis e aparelhos danificados, em um cenário de guerra. Depois dos ataques, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decretou intervenção federal na segurança pública do DF.

Ainda no domingo (8), após os protestos, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pediu desculpas aos chefes dos Três Poderes, classificou como “inaceitáveis” os atos e prometeu apurar responsabilidades. Com informações da Agência Brasil.