Polícia Federal realiza operação que investiga crimes de corrupção envolvendo a antiga diretoria da Petrobras.
Polícia Federal realiza operação que investiga crimes de corrupção envolvendo a antiga diretoria da Petrobras.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (21) uma operação que investiga crimes de corrupção envolvendo a antiga diretoria da Petrobras. Policias federais cumprem dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba, em Niterói, no Rio de Janeiro.

Segundo informações da polícia federal, um empresário usou contratos de prestação de serviços fictícios com a Petrobras para desviar recursos e realizar pagamentos ilícitos para um ex-diretor de abastecimento da companhia, sua secretária e também para um parlamentar responsável pela indicação do diretor. A ação teve origem na colaboração premiada do dirigente de uma empreiteira que também é investigado.

Os valores desviados foram usados para pagar despesas pessoais do então diretor da estatal, como obras no próprio apartamento, além de quitar as mensalidades da faculdade do filho da secretária. Valores em espécie também foram entregues diretamente no gabinete do parlamentar envolvido no esquema.

“Diversas mensagens de e-mail, SMS, bem como análise de documentos e extratos de pagamentos obtidos durante a investigação revelaram que a funcionária, valendo-se de sua posição, solicitava vantagens indevidas ao operador, as quais eram atendidas pelo investigado e se materializavam na quitação de mensalidades (pagamentos de boletos de estabelecimento de ensino superior) de curso do filho da investigada. Tais despesas eram suportadas pelo investigado com os recursos obtidos com o acerto mantido com o empreiteiro colaborador da Justiça” diz nota da Polícia Federal. O órgão não revelou o nome dos investigados na operação.