Policiais federais protestam por valorização e reconhecimento da categoria prometidos pelo governo Bolsonaro.
Policiais federais protestam por valorização e reconhecimento da categoria prometidos pelo governo Bolsonaro.| Foto: Reprodução/Sindepol.

Entidades que representam policiais federais fizeram nesta terça-feira (16) um protesto para cobrar a "valorização" prometida pelo governo do presidente Jair Bolsonaro à categoria. A manifestação coincide com a data em que é comemorado o dia do Policial Federal. Em nota, várias associações da classe afirmam que "os policiais não têm motivos" para comemorar.

"No ano passado, no mesmo dia 16 de novembro, o então Ministro da Justiça e Segurança Pública, em nome do Presidente da República, prometeu valorização e reconhecimento do trabalho prestado pelo policial federal. Um ano depois, nada de concreto foi efetivado. Por isso, hoje ocorrem protestos em todas as unidades da Polícia Federal pelo país. Os integrantes da instituição estão a partir de agora em permanente mobilização. Uma Polícia Federal forte se faz com valorização dos seus servidores. Não queremos comemoração. Queremos valorização e respeito!", diz um trecho da nota divulgada hoje.

Em abril, a categoria já havia demonstrado insatisfação e declarado que os policiais "se sentiam abandonados". A nota é assinada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol), a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e o Sindicato dos Delegados de Polícia Federal (Sindepol).