O deputado estadual Kelps Lima, presidente da CPI da Covid da Assembleia do RN
O deputado estadual Kelps Lima, presidente da CPI da Covid da Assembleia do RN| Foto: Assembleia RN

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) apresentou, nesta quinta-feira (7), um convite para que o deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade-RN) fale à CPI da Covid do Senado. Lima é o presidente da CPI na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que também apura questões ligadas ao combate à pandemia de Covid-19.

O convite foi motivado pelo fato de Lima ter levado à CPI local o diretor do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas. A entidade, que reúne os nove estados da região, é acusada de fazer uma compra de respiradores com valores superfaturados e em que não houve a entrega dos produtos. Girão e senadores alinhados ao presidente Jair Bolsonaro que integram a CPI do Senado tentaram promover o depoimento de Gabas ou de outro agente vinculado ao Consórcio Nordeste à comissão, sem sucesso.

A realização de uma sessão com Lima, porém, é pouco provável. A CPI havia anunciado que o depoimento desta quinta-feira seria o último; nesta quinta, porém, a comissão agendou uma oitiva com o ministro Marcelo Queiroga para o dia 18. Os trabalhos do colegiado devem se encerrar no dia 20, com a votação do relatório final feito pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).