Fux STF CPI
Ministro Luiz Fux, presidente do STF.| Foto: STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, cancelou uma palestra que daria em Bento Gonçalves, no interior do Rio Grande do Sul, por segurança. A Secretaria de Segurança da Corte identificou a participação de grupos que poderiam ameaçar a integridade física do ministro.

A palestra estava marcada para o dia 3 de junho, quando Fux falaria sobre "Risco Brasil e Segurança Jurídica". O evento era organizado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) do município. No entanto, empresários apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) associados à entidade protestaram contra a presença do ministro na cidade, informou a Folha de S. Paulo.

A palestra ocorreria no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Fundaparque), durante a Festa Nacional do Vinho (Fenavinho). A segurança da Corte analisou os potenciais riscos e sugeriu ao ministro que não comparecesse ao evento. Fux aceitou a sugestão e cancelou sua participação.

"Por procedimento padrão, toda viagem, visita - institucional ou protocolar - do Presidente do Supremo é precedida de uma análise de riscos, levando em conta, principalmente, as áreas, instalações e acessos aos locais dos eventos. No caso de Bento Gonçalves, a palestra coincidiria com a montagem de um grande evento naquele município", diz um trecho da nota oficial sobre o episódio.