Ministro da Saúde
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga| Foto: Walterson Rosa/Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou em entrevista à rádio Jovem Pan que a portaria de definirá o fim da emergência sanitária em decorrência da Covid-19, anunciada por ele no último domingo (17), deve ser publicada até o fim desta semana. Queiroga disse, ainda, que o prazo de transição para que a medida entre em vigor pode ser discutida junto aos gestores do SUS em estados e municípios.

Na terça-feira (19), conselhos nacionais dos secretários e das secretarias de Saúde enviaram ofício ao Ministério no qual solicitam que este prazo seja de 90 dias, e não 30 conforme previsto pelo governo federal. Para Conass e Conasems haveria a necessidade de mais tempo de adequações para evitar riscos de desassistência à população.

À emissora, Queiroga admitiu fazer uma análise técnica do pleito. "O ofício não aponta de maneira objetiva quais são os pontos que precisam ter uma duração maior do que 30 dias. Se trouxerem dados objetivos mostrando essa necessidade, o Ministério da Saúde está aberto para discutir", declarou.