Prefeitura de Magé, no Rio de Janeiro
Prefeitura de Magé, no Rio de Janeiro| Foto: Divulgação

O prefeito de Magé (RJ), Renato Cozzolino (Progressistas), nomeou para a prefeitura sete de seus familiares, incluindo a noiva, o cunhado, a irmã, um tio e primos. As nomeações foram reveladas nesta quarta-feira (6) pela TV Globo. À emissora, Cozzolino disse que as nomeações de parentes foram "mera coincidência".

Jamille Cozzolino irmã e vice-prefeita será a secretária de Educação e Cultura. A noiva, Lara Adario Torres, passou a chefiar a pasta de Assistência Social e Direitos Humanos. Também está na relação Fernando José Assunção Cozzolino, primo dele, que será secretário de Trabalho e Renda. Vinícius Cozzolino Abrahão, também primo, foi nomeado para a Secretaria de Governo, enquanto Mauro Raphael Cozzolino Nascimento, outro primo, é o novo secretário de Fazenda. Samyr Hard, tio, assumiu a Infraestrutura e Felipe Menezes de Souza, cunhado do prefeito, chefia Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade.

Em nota, a prefeitura de Magé afirmou que as nomeações não são contra a lei e apresentou breves currículos dos nomeados. No texto, afirma que as pastas serão "ocupadas por secretários escolhidos pela experiência, formação técnica e confiança."

A súmula vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal (STF) não caracteriza secretários municipais como nepotismo, por se tratar de cargo de natureza política.