Alexandre Saraiva
Alexandre Saraiva atuava como superintendente da Polícia Federal do Amazonas, mas foi exonerado do cargo após apresentar notícia-crime contra Salles.| Foto: Inpa/Divulgação

O delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva, ex-superintendente no Amazonas, afirmou em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, que as provas contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do Ibama, Eduardo Bim, são "claríssimas".

“Tudo o que tinha que se provar, está provado. Os laudos estão prontos. São laudos contundentes. Está tudo ali”, disse Saraiva. O delegado afirmou que, por "obrigação", apresentou notícia-crime contra Salles no Supremo Tribunal Federal (STF). Mais tarde acabou exonerado do cargo. "A atuação dele é claríssima e inédita. Isso nunca aconteceu", ressaltou.

Em maio, Salles foi alvo de mandados de busca e apreensão da Polícia Federal com autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A investigação apura possível exportação ilegal de madeira para os Estados Unidos e Europa.