Presidenciáveis do PSDB confraternizam com a direção nacional do partido logo após o início das prévias, que acabaram frustrados por falhas no sistema de votação.| Foto: Orlando Brito/Divulgação/PSDB
Ouça este conteúdo

A Executiva Nacional do PSDB anunciou na noite desta segunda-feira (22), em nota, que as prévias presidenciais do partido serão concluídas até o próximo domingo (28), nem que para isso seja necessário mudar o aplicativo de votação. A legenda afirmou que aguardará uma manifestação da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faugs), que desenvolveu o app, sobre a possibilidade de retomada do processo de votação, até o meio-dia desta terça-feira (23). "Se ela não oferecer garantias concretas de viabilidade e robustez da solução contratada, o PSDB adotará tecnologia privada para concluir o processo de prévias", informou o partido na nota.

A Faugs ainda não apresentou conclusões sobre o que motivou a lentidão que causou a suspensão do processo de votação no último domingo (21). "Reiteramos que todos os votos registrados desde a abertura da votação neste domingo estão válidos e serão computados", garantiu o PSDB.

Apesar de a nota informar que essa decisão foi tomada em comum acordo com os três pré-candidatos da disputa, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, demonstrou contrariedade com a solução ventilada pela Executiva Nacional. “Não houve esse acordo, até porque não se tem acordo sobre uma ferramenta que não se conhece”, afirmou em coletiva de imprensa.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]