Guilherme Boulos durante debate nas eleições de 2018, quando foi candidato a presidente pelo Psol.| Foto: Nelson Almeida/AFP
Ouça este conteúdo

Pela primeira vez na história do partido, o Psol não apresentou o nome de nenhum candidato para concorrer à presidência da República e deve concentrar os esforços da sigla no apoio ao ex-presidente Lula nas eleições de 2022. Em 2018, Guilherme Boulos foi o candidato do partido. A decisão foi tomada durante o 7° Congresso Nacional da legenda, realizada no último final de semana. O encontro definiu a recondução do historiador e cientista político Juliano Medeiros à presidência da sigla.

Em nota, o partido afirmou que irá centrar esforços na construção de uma frente eleitoral das esquerdas unitária no plano nacional e que a “decisão faz parte das iniciativas do Psol para derrotar a extrema-direita no Brasil”. “As eleições de 2022 são parte decisiva do processo de superação da extrema-direita. É preciso reunir forças sociais e políticas para, em primeiro lugar derrotar Bolsonaro, e a partir de 2023 lutar pela superação da profunda crise social, política, econômica, sanitária e ambiental que vivemos”, afirmou a legenda.

O partido deverá convocar no primeiro semestre de 2022 uma Conferência Eleitoral Extraordinária para tomar as decisões finais sobre a tática eleitoral do partido, políticas de alianças e distribuição de fundo partidário.

Publicidade