Ricardo Barros - reforma administrativa
O deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O PSOL pediu nesta quinta-feira (1º) a abertura de um processo disciplinar no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado Ricardo Barros (PP-PR) por quebra de decoro parlamentar. Barros é o líder do governo Bolsonaro na Câmara. A informação foi divulgada pelo Estadão. No pedido, o partido cita as acusações feitas pelo deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) em depoimento na CPI da Covid.

Na ocasião, Miranda disse que o presidente Jair Bolsonaro atribuiu as suspeitas de irregularidades envolvendo as negociações para compra da vacina indiana Covaxin a um “rolo” de Barros. A bancada do PSOL argumenta que o deputado deve perder o mandato. Na avaliação do partido, Barros utiliza o cargo em favor de interesses privados. “Para além de ter designado para o cargo a servidora que deu o aval para o pagamento da Covaxin, o Representado é o autor da emenda que viabilizou a importação da vacina”, diz um trecho do documento.

O deputado comentou a ação nas redes sociais. “O pedido do PSOL de providências contra mim na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados é desprovido de qualquer fundamento. Estou à disposição para os esclarecimentos necessários. Reafirmo minha lisura na ação parlamentar”, tuitou Barros.