A deputada Bia Kicis (PSL-DF)
A deputada Bia Kicis (PSL-DF)| Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

O PSOL entrou com uma representação nesta terça-feira (11) para pedir ao Ministério Público Federal que investigue a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, por conta do vazamento de dados de três médicos que participaram de uma audiência pública e defenderam a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos. A representação é assinada pela bancada do PSOL na Câmara, formada por nove integrantes. O PT, no dia 7, disse que acionará Kicis no Conselho de Ética da Câmara.

O vazamento ocorreu no dia 6, dois dias depois dos médicos participarem da audiência, que foi promovida pelo Ministério da Saúde. Eles tiveram informações como CPF e telefones pessoais divulgados nas redes sociais. Kicis admitiu ter repassado o conteúdo, mas disse não ter responsabilidade pelo ponto inicial do vazamento.

"Todos esses fatos supracitados deixam claro que há em curso um amplo e sistemático modelo de disseminação de fake News, vazamentos e ameaças, que aliados ao recrudescimento autoritário do Governo – que impulsiona seus apoiadores à violência – tem graves consequências não só para a democracia", diz trecho da representação do PSOL.