Marcelo Queiroga, novo ministro da Saúde.
Marcelo Queiroga, novo ministro da Saúde.| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta sexta-feira (9) em entrevista na Fiocruz que o objetivo da pasta é acelerar a vacinação contra a Covid-19, imunizando um milhão de pessoas por dia. Queiroga comemorou o fato de o ritmo da fabricação dos imunizantes estar aumentando, mas lembrou que a escassez de insumos e vacinas é mundial. "Tivemos 4,4 milhões de doses de vacinas entregues esta semana em menos de 24 horas", disse.

O ministro ainda afirmou que em breve o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) será produzido no Brasil a partir do segundo semestre. "Hoje eu vi aqui a produção do IFA nacional. Acredito que no mês de agosto já tenhamos IFA produzido na Fiocruz. Isso representa uma conquista excepcional. Autonomia do Brasil e dispensa a necessidade de importação desse insumo para que a Fiocruz produza vacinas”, afirmou.

A Fiocruz confirmou que até o fim deste mês pretende entregar 18.400 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca ao Programa Nacional de Imunização (PNI) e, até julho, cumprirá o cronograma originalmente apresentado de 100 milhões de doses.