No Brasil já foram confirmados 607 casos da varíola dos macacos
No Brasil já foram confirmados 607 casos da varíola dos macacos| Foto: Pixabay

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar neste sábado (23) uma emergência internacional devido ao atual surto da varíola dos macacos no mundo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que o Brasil já está negociando a aquisição de vacina contra a doença com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPA). A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo.

Cerca de 16 mil casos (cinco deles fatais) já foram registrados em 75 países, muitos deles na Europa, onde a doença não era endêmica. No Brasil, o Ministério da Saúde confirma 607 casos da doença até a última sexta (22).

Queiroga informou à Folha que "a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) está em processo de avaliar o quantitativo necessário, e a aquisição será feita por meio do fundo rotatório, um mecanismo internacional de cooperação técnica para acesso a vacinas".

"Só há uma fabricante [a empresa de biotecnologia dinamarquesa Bavarian Nordic] e não tem representante no Brasil. Assim, a aquisição deve ser via Opas", afirma o ministro à Folha.

A varíola de macaco, como a já erradicada varíola humana, causa erupções que viram pústulas com menos de cinco milímetros de diâmetro pelo corpo. A doença também partilha semelhanças com a catapora.